sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Jornalismo: A situação dos bombeiros do Rio de Janeiro.

Recebi uma carta de um PM Bombeiro do Rio de Janeiro, em específico, do 6º Grupamento de Bombeiro Militar - Nova Friburgo. Como todos jornalistas e os estudantes da profissão devem ser investigativos, entrei em contato com o Comandante – Geral, mas a resposta não foi elucidativa até a publicação desta matéria.

Segue a carta (com alguns cortes) que o bombeiro me enviou:

"Olá Isis!
Desde o ocorrido (tragédia da Região Serrana), bombeiros tem trabalhado incessantemente. Nos primeiros dias da tragédia eu, por exemplo, trabalhei sem parar 48h seguidas sem dormir e sem parar de cavar, procurando pessoas vivas, ou cadáveres.Chegamos a exaustão extrema. Não conseguíamos dormir por conta dos traumas vividos. Perder amigos em socorro é o que se tem de pior em nossa carreira. Até hoje, acordo durante a noite com pesadelos e sustos.
Trabalhamos 6 dias seguidos, sem folga. A noite íamos para casa somente porque no quartel não tinha espaço no chão para cairmos. No dia seguinte retornávamos às 6h para o quartel. No sétimo dia entramos numa escala de 24h de serviço por 24hs de folga.Mas o fato que deve ser ressaltado é que mesmo após 1 mês de árduo trabalho, vidas salvas e bens preservados, centenas de cadáveres retirados, o comandante de Nova Friburgo (6º GBM) Coronel Palência , que comanda a região, decretou uma ordem de que bombeiros não podem mais trocar serviço (a legal e tradicional permuta de serviço). Desde então, bombeiros perderam um importantíssimo direito social (garantido pela constituição). Militares abnegados que deram literalmente seu sangue para salvar terceiros, hoje, não podem ir ao casamento de um irmão se estiver de serviço. É justo não poderem ir ao batizado do próprio filho? Sem falar na impossibilidade de estudar. Bombeiros não tem direito a fazer uma faculdade?
Tal medida descabida tem gerado uma sensação generalizada de descontentamento e desilusão na tropa. Esta tropa que além de receber o pior salário do país para se sacrificar, agora é traída justamente na hora em que deveria receber apoio e reconhecimento de seus comandantes. 
Um parêntese que deve ser aberto. Não houve sequer uma nota do Comando Geral do CBMERJ agradecendo ou elogiando os bombeiros empenhados nestas operações. Nem mesmo para as famílias dos bombeiros mortos. Inobstante isso, Corpos de Bombeiros de todo o mundo enviaram mensagens de reconhecimento.A recompensa que recebemos é uma chicotada a mais de todas que já nos habituamos receber dia após dia."


Como foi dito, o jornalismo deve ser investigativo, analítico e imparcial. Com base nisso entrei em contato com o Comandante Geral para esclarecer os fatos.

--- Mensagem Original -----
De: ISIS NOGUEIRA
Para: comandante-geral@cbmerj.rj.gov.br
Data: Sunday, 20 De February De 2011 12:31
Assunto: Contato do Site

Tragédia na região Serrana

Boa tarde !

Sr Comandante sou colunista de alguns veículos de comunicação e vou escrever um artigo para o Jornal Grande Bahia sobre o assunto. Gostaria de dar os Parabéns aos bombeiros envolvidos no serviço de resgate das pessoas atingidas em relação a tragédia na região serrana .Gostaria também de saber de Vossa Excelência se as permutas para esses heróis, principalmente para os da (6º GBM)estão sendo autorizadas normalmente ou estão suspensas e por quê?

Obrigada,

No aguardo.
A resposta que obtive no dia 23/02/2001 foi a seguinte:
Senhora ISIS NOGUEIRA Bom Dia,
Em atenção à mensagem abaixo enviada, incumbiu-me o Exmo. Sr. Subsecretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do CBMERJ de retornar-lhe a presente, após a sua apreciação, a fim de informar-lhe que o seu elogio e o seu questionamento já foram encaminhados ao 6º Grupamento de Bombeiro Militar - Nova Friburgo, não somente para fins de conhecimento mas, sobretudo, para prestar-lhe os esclarecimentos que se fizerem necessários acerca do assunto do seu interesse.
Atenciosamente,

Assessoria do Gabinete do Comando Geral do CBMERJ
"CBMERJ - 154 anos salvando vidas e protegendo bens"

Mandei outro e-mail com a seguinte resposta:
Agradeço por ter enviado a mensagem ao setor responsável. Permaneço no aguardo a respeito das permutas, pois recebi a informação de que as mesmas foram suspensas arbitrariamente. Como colunista, tenho que investigar a veracidade de qualquer informação antes de emitir uma nota a respeito. Por esta razão, gostaria de elucidar esta questão das permutas, qual foi o motivo da suspensão das mesmas.

Respeitosamente,

Isis Nogueira.

Este último e-mail não foi respondido até o momento. Uma coisa é certa: fazer faculdade é um direito de todos e as permutas é um procedimento que cabe a questão de bom senso do superior hierárquico.

Esta matéria foi Publicada nos seguintes veículos de comunicação:

Revista Eletrônica Simões Filho em Foco - http://simoesfilhoemfoco.com.br/
Jornalismo na ewb: You Public - Revele para o mundo: http://www.youpublic.com/noticia.php?id=820

Aguardando autorização para publicação nos seguintes veículos de comunicação:

Revista  Gosto de Ler: http://www.gostodeler.com.br/
Jornalismo na Web: http://www.jornalistas.blog.br/jornalistas3.0/index.php
Jornal Grande Bahia: http://www.jornalgrandebahia.com.br/
Site de segurança Pública: http://www.chicosabetudo.com.br/

Enviei outro e-mail ao Comando informando sobre a publicação desta notícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada