sábado, 20 de abril de 2013


Rio Ipitanga corre risco iminente de transbordar e provocar alagamentos.

11 de abril de 2013 às 22h 57

Por Isis Nogueira


                                               Foto: Isis Nogueira

 

A partir do mês de Junho começa o inverno, estação do ano caracterizada por fortes chuvas, época em que o rio Ipitanga começa a transbordar provocando alagamentos em vários pontos da cidade de Lauro de Freitas. A Avenida Beira Rio e a Avenida Luiz Tarquínio são as mais afetadas com a situação.

Moradores da Avenida Luiz Tarquínio em Lauro de Freitas temem a essas possíveis chuvas. Segundo eles, quando chove, o rio Ipitanga transborda prejudicando inclusive o comercio local. “ já vi colchões boiando na água” afirma Barbosa um comerciante que administra um restaurante na Av. Luíz Tarquínio.

As pessoas que residem no local reclamam de intensos engarrafamentos em época de chuva e que nenhum projeto para sanar o caos foi executado para resolver o problema. Essa situação prejudica o Caji, Vilas, prédios da estrada do coco e redondezas que tem comercio nas áreas afetadas pela inundação.

Moradores das zonas afetadas pelo alagamento afirmam que o problema sempre existiu, mas a prefeitura anterior piorou a situação, isso porque, a cidade foi verticalizada. No inverno do ano passado, a cidade ficou refém da chuva e os danos causados eram perceptíveis pelas pessoas que andavam nas ruas.  


                                      Antes do período de inverno. Foto: Isis Nogueira



 
                              Período de inverno Foto: Divulgação/ Correio 24hrs.

A Poluição do rio e a presença de lixos também chamam atenção.  Funcionários da Sesp ( secretaria de serviços públicos)  da Prefeitura de Lauro de Freitas estavam no local realizando um serviço de limpeza urbana e manutenção dor rio.



               
                                               Foto: Isis Nogueira

 

A assessoria de comunicação do Prefeito Marcio Araponga Paiva (PP), foi procurada para prestar esclarecimentos sobre possíveis medidas preventivas e orientação a população, mas até o fechamento da matéria informou que havia um plano de ação para as chuvas.

Apesar de o inverno começar oficialmente em junho, em maio as chuvas já começam a cair. O que serve de alerta para a população, que pode encontrar orientações de como agir em situações de risco através da Defesa Civil com os telefones: 3288-8628 (em horário administrativo) ou 9982-7223, 9975-1737, 9983-5867.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada