terça-feira, 1 de junho de 2010

Redação Oficial - Tópico Inicial



Olá pessoal


Hoje o assunto vai ser sobre redação oficial, é claro que não vou colocar todo o conteúdo, pois ficaria desgastante a leitura. Então vou colocando aos poucos.


A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”.

Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

I C U C U

I mpessoalidade
C lareza
U niformidade
C oncisão
U so de linguagem formal

Uniformidade
As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

Impessoalidade
*ausência de impressões individuais de quem comunica
*da impessoalidade de quem recebe a comunicação
*o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público

Linguagem Formal
As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.É obrigatória

Concisão
Transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.
 
Bons Estudos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada