quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Jornalismo: Porque Não Um Secretário de Segurança PM E Baiano?


A sociedade não duvida da suposta experiência do novo secretário de Segurança Pública, o delegado federal Maurício Barbosa. Mas como perguntar não ofende, porque um secretário carioca? Porque não um secretário PM e baiano? Só é a Polícia Federal que tem respaldo?

O fato é que o Governador Jaques Wagner é carioca também. Certamente não foram só as qualificações do novo secretário que foram levadas em consideração. As afinidades regionais, também ajudaram.

Em nosso país existem tantos deputados usufruindo do dinheiro do povo, mas nenhum deles é capaz de criar uma lei proibindo que os cargos de nomeação sejam entregues a pessoas de outros estados. Afinal, quem é da terra é quem a conhece bem e não quem está de fora.A Bahia não é o Rio de Janeiro, é certo que o índice de violência tem crescido muito na capital baiana, mas isso não é fruto de uma “incompetência da policia”, mas falta de uma gestão adequada e políticas públicas eficientes por parte do nosso governador.

Não é fazendo separação de pessoas, por questões de região, longe disso.Porém trazer uma pessoa de fora, com tanta gente boa aqui dentro do estado é inadmissível.Isso só aumentará a rejeição de Jaques Wagner pelo povo.Com tanto Policial Militar qualificado aqui no estado, preferiu humilhá-los escolhendo alguém de fora.

A polícia baiana é só mais uma vítima de um sistema ineficiente e de um governo improdutivo. Os policiais não têm reconhecimento, não são bem remunerados, são alvos de críticas constantes e tudo que acontece recai sobre eles. A sociedade, omissa e ignara, culpa-os e esquece-se de olhar pra cima e verificar de quem realmente é a culpa, mas a corda tende a cair para os mais fracos.

Os planos do novo secretário, não é novidade para mais ninguém: Criar uma polícia pacificadora, o mesmo implementado no RJ e que segundo ele teve bons resultados na Colômbia. Mas em momento algum, ele tocou no assunto primordial: valorização do salário policial. É certo que essa competência é privativa do Governo do Estado, mas ele poderia perfeitamente sugerir uma melhora.

“Ao invés disso, preferiu deixar explícitas suas intenções: “todos serão cobrados”,” quando a PF começou a investigar seus policiais, passou a ser olhada com outros olhos”.Frases como essas deixam bem claro que os policiais serão vigiados constantemente.Será que esse é o caminho?

E para acabar de completar, o líder do bairro Nordeste de Amaralina reclama a existência de uma policia mais preparada. Lamenta-se que A PM baiana virou uma categoria marginalizada pelas pessoas, ignorada pelo poder público e discriminada pela sociedade.

Enquanto isso muitos policiais estão na rua, nesse momento debaixo até de chuva, para dar sua vida e proteger pessoas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada