domingo, 14 de agosto de 2011

Opinião: No Brasil Está Cada Vez mais Desinteressante Ser Policial.

Atualmente, não basta todos os problemas que a Policia Militar enfrenta como os de ordem econômica, descaso social, falta de reconhecimento e dificuldades para exercer a profissão devido às péssimas condições a eles colocadas ainda tem que enfrentar a ironia da mídia que muitas vezes coloca em xeque a lisura de caráter dos membros da corporação em virtude de alguns casos polêmicos. Mas raramente, ou quase nunca esses  mesmos veículos de comunicação enaltecem esses heróis que é a categoria mais sofrida do país.
Todos estão carecas de saber a situação caótica em que vivem os Policiais Militares da Bahia. Para acabar de completar, os mesmos ainda tem que suportar o sensacionalismo midiático por causa de acontecimentos atípicos com alguns membros da corporação. Um deles foi o que ocorreu com um policial e uma jornalista. O Policial estava  desempenhando suas atribuições, já muito triste pela morte do colega: o sargento da Rondesp (Fábio Nascimento Cintra ) .
A jornalista Marina Silva mandou o policial  ir se... ( não precisa nem completar a frase) ou seja, palavrões que são irreprodutíveis. Ele, usando a força da lei a prendeu por desacato a autoridade. Pergunta: qual foi o abuso de autoridade neste contexto? A Polícia Militar agora tem que submeter-se a todo tipo de situação para não desagradar quem quer que seja?
Como se não bastasse, a mídia publicou de uma maneira bem irônica que o Sargento da Rondesp ( o que foi morto em casa) era agressivo. Tudo isso porque um vereador alegou ter levado duas coronhadas dele. É fácil falar de quem já morreu e que não pode se defender, mas com certeza essa mesma mídia “justiceira” não procurou a família do Sargento para colher informações sobre o outro lado da moeda. Existem muitos políticos por ai que não merecem apenas coronhadas não, merecem é um pontapé do povo para aprender os princípios da honestidade, moralidade, legalidade e o respeito não só aos que lhe concedem o voto, mas aos policiais que estão ali para defender os interesses da sociedade.
A falta de reconhecimento não é só um dilema da Polícia Militar, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, mandou a Polícia Federal apurar se houve exageros no uso das algemas durante a prisão dos suspeitos de corrupção no Ministério do Turismo após o desencadeamento da Operação Vouche. “Ou seja, ao invés de serem aplaudidos pela competência usada no desempenho de suas atribuições, os policiais Federais são agora “vilões” e suspeitos de agirem com “abuso de autoridade” por ter usado as algemas nos “engomadinhos” do alto escalão”. E para completar, os acusados já estão de volta às ruas e todo o esforço para tirá-los de circulação, foi por água abaixo em detrimento do uso da própria lei. E depois de tanto esforço, ao invés de serem parabenizados foram criticados pelo Ministro da Justiça e a Presidente Dilma. A sociedade deveria encarar esse fato como uma afronta ao esforço que os Policiais Federais empenharam na luta contra a corrupção e ao bom desempenho de qualquer atividade policial que vise o bem estar social.
Diante destes fatos, fica claro a desmoralização em que os diversos segmentos dos profissionais de segurança pública são submetidos ao longo de suas carreiras. Tentam fazer seu trabalho da melhor maneira possível, mas os políticos não se esforçam para lhes dá a dignidade merecida. Em países de primeiro mundo a Polícia é respeitada e bem remunerada, mas aqui no Brasil as polícias são questionadas a todo tempo por uma sociedade e uma mídia hipócrita que considera um ato errôneo de um policial como sendo um crime Hediondo, mas a roubalheira de Brasília, a falta de uma saúde digna, escola bacana é apenas um pequeno furto social, algo bobinho que ninguém dá importância. Já banalizou mesmo e o povo Brasileiro tem memória curta.
A corda aqui no Brasil, só parte para os mais fracos como a polícia, os professores, os garis, etc... Enquanto que os políticos têm imunidade parlamentar. E a mídia? Esta é o quarto poder, poder de destruir ou elevar imagens principalmente quando é o seu calcanhar que está sendo pisado. Quer avaliar a conduta dos policiais, mas não quer ela mesma ser objeto de avaliações e críticas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada