sábado, 11 de maio de 2013

Qual o direito de uma mãe que tem um filho sequestrado?


Sequestro sem pedido de resgate. É essa modalidade que vem se espalhando pelo Brasil e que muitas mães vem sofrendo ao ter um filho(a) sequestrado(a) sem nunca mais ter notícia deles. O dia das mães está chegado e esses sequestradores geralmente agem em períodos que antecede festividades e que a polícia está voltada para esses festejos. Nunca deixem crianças sozinhas em qualquer lugar, no shopping, feiras, mercados e em qualquer lugar público. Sempre oriente seus filhos a não falarem com estranhos e não abrirem portas para desconhecidos.

Um exemplo disso foi o caso da menina Larissa Gonçalves Santos. No dia 31 de janeiro de 2008 ela foi retirada de dentro de casa ( na barreira do Vasco ) Rio de Janeiro.  O sequestrador se apresentou em nome da "tia da menina" dizendo que iria concertar a televisão. Levou a menina e a TV e por este crime foi condenado a 4 anos de serviços comunitários. A menina nunca mais foi vista e o sofrimento da tia é inesquecível. Raquel, tia de Larissa disse : “É um absurdo o bandido ser condenado a quatro anos com pena revertida em serviços comunitários".

                                          Larissa Gonçalves: Foto divulgação

Segundo o jornal online O dia, O Juiz que proferiu a sentença, foi Guilherme Schilling Pollo Duarte. Este mesmo magistrado no caso da procuradora Vera Lucia Santanna Gomes que foi acusada de maltratar uma menina de 2 anos que pretendia adotar. O Caso repercutiu nacionalmente com as gravações onde a procuradora chamava a menina de" vaquinha" e "cachorra."
Voltando ao caso de Larissa, o acusado pelo crime chama-se Fernando Marinho de Melo, que segundo um dossiê elaborado pelo Portal Kids ( organização que trata de desaparecimento de crianças no Brasil) dos 17 casos de desaparecimento apontados no dossiê, 12 estão ligados ao nome dele.

                                            Fernando Marinho de Mello. Suspeito.
                                            Foto: divulgação/ retrato falado.
                                                    
Outro caso que chamou atenção foi o de Thais de Lima Barros, que também aos 09 anos de idade no dia 22/12/2002, desapareceu em uma feira pública no bairro Vila Kennedy no Rio de janeiro.


                                           Thais Lima de Barros: Foto divulgação

 A menina estava em um barraca quando pediu para comprar um sorvete a menos de 6 metros do local quando um homem chamou-a e ela foi com ele. Onze anos se passaram e o caso ainda permanece como inquérito na Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA e o principal suspeito: Fernando Marinho de Melo o mesmo que foi julgado pelo sequestro de Larissa Gonçalves está solto!
Como essas mães vão passar o dia das mães sem justiça e sem seus filhos? qual o direito que elas tem? de ficar caladas? até quando a impunidade e as leis brasileiras serão tão benéficas para meliantes e nefastas para as vítimas? quando os direitos humanos vão realmente alcançar essas pessoas? Aonde estão essas meninas? foram vítimas de tráfico de órgãos? trafico para exploração sexual? duas meninas de 9 anos e com o mesmo perfil, sequestradas e nunca mais vistas. Até quando a sociedade Brasileira vai permanecer omissa quanto a esses casos? e omissa quanto a tantos outros problemas que enfrentamos?
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada