sexta-feira, 27 de agosto de 2010

NÓS REALMENTE SOMOS SERES PENSANTES ?

 Desculpem a caixa alta, mas às vezes me irrito com o comportamento ignaro  de algumas pessoas que formam nossa sociedade OMISSA.
Será mesmo que somos seres pensantes ? Ontem eu cheguei a conclusão que NÃO !
A mídia nos forma ou nós formamos a mídia ?
Como uma futura comunicóloga, fiz uma reflexão e pesquisei sobre o assunto ( afinal sou primeiro semestre, não sei tudo e nem nunca vou saber.... o ser humano nunca sabe tudo e quem diz isso é mentiroso).
Nesta pesquisa achei uma informação relevante sobre a cura do diabetes e da epilepsia.Curas estas que não são divulgadas na mídia, afinal todos nós dizemos categoricamente que não existe a cura para estes males...
Mas  por que dizemos isso?
Porque essa é a informação passada pela MÍDIA...ora, mas ninguém questiona? é isso mesmo e acabou ? cadê os seres pensantes ? é por isso que o Brasil é assim! ( correios atrasando sedex e os leigos "informados" sem saberem que isso gera indenização por dano moral,.Político roubando e voltando à administração pública como se nada tivesse acontecido, é o salário mínimo incompatível com o que GARANTE a nossa CONSTITUIÇÃO eu disse GARANTE, mas em fim ...).
Voltando a falar do papel da MÍDIA, eu tenho que saber qual é o papel dela, caso contrário estaria no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo em vão !
O papel dela é INFORMAR e o objetivo FORMAR OPINIÕES, mas veja bem, até que ponto os veículos de comunicação formam minha opinião ? ou nós forma de um modo geral ?
Muitos desprezam a filosofia, mas a filosofia anda de mãos dadas com os comunicólogos.Temos que fugir do senso comum, não PODEMOS e não DEVEMOS aceitar as informações da forma como ela vem sem antes INVESTIGAR e é aí que volto a falar sobre o diabetes e a epilepsia. No início do artigo eu AFIRMEI que as pessoas acreditam que não há cura para esses males por que essa é a informação que a MÍDIA ( televisiva, escrita e falada) diz ! não é verdade ?
Ontem, lendo um artigo que falava sobre a influência dos veículos de comunicação na nossa formação achei interessante.Esse artigo falava sobre a ELEMENTOTERAPIA que garante a cura CIENTÍFICA para esses males.
Muitos "sábios"  não questionam ( mas afinal, o que é a sabedoria ? nem vou entrar neste mérito para não me tornar prolixa) foram gritantes.
Há quem rebata a informação ( sem ao menos investigá-la, pelo simples fato dele trabalhar na área de comunicação) com o argumento de que a ciência diz que não há cura...( risos ) eu tenho mesmo que rir... Respeito as diversas opiniões da sociedade, mas não concordo com alguma delas.
Ora, faça-me o favor..quem disse foi a MÍDIA e enraizou na mente do povo ! Há quem ache que a mídia não nos forma ( com todo respeito também, pois sem respeito não há convívio) e que isso só acontece se nós quisermos, porque temos o lívre árbitrio de escolher o canal que queremos assistir, e nesse cenário eu volto à a rir ( risos novamente.. e continuo a rir..). Eu posso escolher o canal que eu quiser, realmente, mas isso não significa necessariamente que a mídia não vai me influenciar, ao contrário, por dar uma preferência em um determinado canal e excluir os demais é que vejo sintomas suficientes para afirmar que somos sim envolvidos pelo canal que escolhemos e que esta forma nossas idéias e informações.. ( risos) ).
E depois vem com a com a conversa fiada de que a mídia não forma ninguém ...me poupe !
A sociedade tem o jornalismo que merece !
Voltando a questão da cura ,não estou dizendo aqui que a Elementoterapia cura mesmo ( afinal, nunca aceitei quaisquer informações sem INVESTIGÁ-LAS) e este método para mim a partir de HOJE é objeto de investigação.

Vou deixar a fonte sobre a questão que levantei em sala: http://www.consultoresoterico.com.br/equivocos-da-midia.html.( um texto rico em persuasão, cultura e domínio do senso crítico ).

E meu objetivo aqui é passar a informação de que no fim todos nós somos HIPÓCRITAS, dizemos uma coisa e fazemos outra., porque rejeitamos novas informações por elas fugirem do senso comum!

Desculpem-me as várias repetições ( PROPOSITALMENTE) esse recurso da repetição é usado no meio jornalístico para colocar a informação de maneira forçada no seu sub-consciente !

E somos seres pensantes ? não... a mídia pensa por nós, os professores pensam por nós, mas nós nunca pensamos por nós mesmos.

É como diz a professora: prefiro perder o debate do que perder um amigo...

Olha eu pensando como a professora ?

Abraços e reflitam !

Ninguém é mentor da verdade ABSOLUTA, a verdade é aquilo que BUSCAMOS e para VÊ-LA  só precisamos ENXERGAR a realidade sem conceitos pré-definidos pelo senso comum e acima de tudo estarmos com o espírito buscador aguçado para recebê-la!

"O jornalismo é popular, mas é popular principalmente como ficção. A vida é um mundo, e a vida vista nos jornais é outro." (Gilbert Keith Chesterton).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada