terça-feira, 17 de maio de 2011

O Papel do Cidadão Repórter.

Com o advento da internet, as empresas de comunicação deixaram de ter exclusividade na publicação de fatos e notícias. O Jornalismo Cidadão ganhou força nos últimos anos a partir do advento das ferramentas de edição e publicação online como os blogs. O surgimento destes propiciou a qualquer pessoa (mesmo sem habilitação técnica) ser um repórter, participando da esfera social.


Enquanto que o jornalista profissional seleciona as notícias a serem veiculadas, o cidadão repórter não está subordinado as normas deontológicas do jornalismo., ou seja, publica todo e qualquer tipo de informação contribuindo com a sociedade ao que tange a variedade de informações. O mesmo, porém, está subordinado à ética que é universal: “A ética do Jornalista, é a mesma ética do cidadão comum”. (Jornalista Claudio Abramo).

Desta forma, quanto mais informações disponíveis, maior a possibilidade de desalienação da sociedade civil organizada. E o Papel do Cidadão Repórter na diversificação das informações encontra respaldo na Constituição Federal que garante o direito à liberdade de expressão.

Conforme Cheila Sofia (2008): “Informação é uma vertente da Liberdade de Expressão e traduz-se no direito que os indivíduos têm de investigar e de chegar às fontes informativas e na liberdade de emissão e de recepção”.  Dentro deste panorama já que não mais existe uma fronteira entre o comunicador e a massa receptora de informação, pois quem recebe a noticia pode também ser emissor da mesma.

A autora ainda afirma que “As novas tecnologias da informação e da comunicação oferecem meios de expressão aos cidadãos comuns, sendo-lhes mais fácil exercer a sua cidadania e que Hoje, o cidadão escolhe a informação que quer receber e quando a quer receber. Há uma nova forma de exercer a cidadania que é mais dinâmica. O indivíduo tem a capacidade de, ele mesmo, criar fluxos de informação personalizada e de se expor apenas às fontes de informação que seleciona e assim contribuir para a democracia.”

A função do cidadão repórter é tornar plena e livre a circulação de idéias e de informações, derrubando o monopólio sobre a comunicação e sua manipulação. Garantindo uma maior participação do indivíduo na sociedade e contribuindo para uma nova forma de socialização.


Versão em Inglês:


The Role of Citizen journalist.


With the advent of Internet, media companies no longer haveexclusivity in the publication of facts and news. Citizen Journalismgained strength in recent years from the advent of tools for editing and online publishing tools like blogs. The emergence of these ledto any person (even without technical capability) to be a reporter, participating in the social sphere.


While the professional journalist selects the news to be conveyed,the citizen reporter is not subject to ethical standards of journalism, or publish any type of information contributing to society in relationto the variety of information. 
The same, however, is subordinate tothe ethical and universal: "The ethics of journalism, and the sameethics of ordinary people. " (Journalist Claudio Abramo)Thus, the more information available, the greater the possibility ofalienation of civil society organizations. And the Role of the CitizenReporter on the diversification of information is supported by theFederal Constitution which guarantees the right to freedom of expression.
Cheila Sofia (2008): "Information is a part of Freedom ofExpression and reflects the right that individuals have to investigate and to reach the sources of information and freedom ofsending and receiving.
" Within this scenario since it no longerexists a boundary between the mass communicator and receiver of information, because anyone who receives the news can alsobe issuing the same.The author also states that "The new technologies of information and communications offer a means of expression for ordinary citizens, and they are easier to exercise their citizenship and thattoday, the citizen chooses to receive the information they want andwhen you want to receive. There is a new form of exercise thatcitizenship is more dynamic. 
The individual has the ability tohimself, to create customized information flows and to expose onlythe information sources to select and contribute to democracy. The role of citizen reporters is to make full and free circulation of ideas and information, breaking the monopoly on communication and handling. Ensuring greater participation of individuals in society and contributing to a new form of socialization.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada