domingo, 1 de maio de 2011

Opinião: Nossas Reclamações.


Todos os dias reclamamos de alguma coisa: falta de dinheiro, patrão chato, namorado(a) ciumento, etc... Não sabemos nós, que nossas reclamações são fúteis diante de uma situação como a dessa mulher. Recentemente, escrevi aqui sobre os moradores de rua na cidade do Salvador e hoje venho novamente falar deste tema, mas não de uma forma técnica e sim reflexiva.

Reclamamos todos os dias de algo que achamos preocupantes, mas não sabemos e desejo que ninguém saiba nem sinta na pele a angústia de morar e dormir na rua. Não ter o que comer, não ter o que berber, não ter um lugar para fazer as necessidades fisiológicas, não tomar banho.Ficar com os dentes sem escovar, com os cabelos sem pentear, tomar "banho com a água da chuva" dormir no papelão.... e as mulheres quando estão naqueles dias, ficam com a hemorragia escorrendo pelas ruas.Gente, isso é sub-humano. As nossas reclamações diante de uma realidade destas são pequeninas e ainda assim conseguimos reclamar de tudo e todos.

Se um morador de rua refletisse bem em sua situação, ele cometeria suicídio já que, apesar de haver uma perspectiva legal ( ou seja, garantias constitucionais sobre os direitos sociais) não existem garantias de fato, nem boa vontade dos políticos.

Viver assim é difícil e não sei em outras cidades, mas em salvador é "comum" ver gente dormindo em todos os cantos da cidade, pedindo dinheiro dentro dos ônibus e nas sinaleiras. Eu estava indo fazer uma entrevista em uma instituição que recupera viciados em drogas, quando vi essa mulher dormindo em papelões em frente a uma biblioteca pública. Tirei a foto e guardei para fazer um artigo reflexivo sobre as nossas queixas diárias que acabam sendo um nada diante desta situação.

Obs.: Foto tirada por Isis Nogueira ( direitos autorais reservados). Artigo publicado com meu aval na revista Gosto de Ler e Revista Simões filho em foco. Publicado também na coluna social dos jornalistas.blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada