terça-feira, 5 de abril de 2011

Jornalismo: Antes de Criticar Os Muçulmanos, Devemos Perguntar e Investigar.

Bom dia!

Com muita frequencia , entre um acontecimento e outro no cenário mundial, o islã é duramente criticado.Com base nisso, resolvi entrevistar alguns muçulmanos , cuja mesquita fica localizada  na Rua Dom Bosco nº190, Nazaré Salvador -Ba e perguntar sobre algumas questões que geralmente são alvo de polêmicas quando transmitidas pela mídia. O Primeiro a ser entrevistado foi o Sheik Abdul Hameed Ahmad , que detém o cargo do mais alto escalão de sabedoria na mesquita:

 


Em relação à crise política na Líbia, qual avaliação o senhor faz sobre O regime líbio ter rejeitado a oferta de cessar-fogo feita pelos rebeldes, afirmando que as forças de Muamar Kadafi não vão se retirar das cidades que controlam?

 É importante dizer aqui, que a religião islâmica é inocente no que diz respeito ao problema político que está acontecendo na Líbia. No islam existe o que se chama SHURA que significa consultar a maioria, respeitando a decisão que resultar melhor para todos e que sairá dessa consulta. Desejamos que Allah tome conta deles e que tudo termine em paz.

Muamar Kadafi faz parte de qual facção muçulmana? Xiitas ou Sunitas? Qual a diferença entre essas facções?

Ele é sunita que é a maioria no mundo islâmico. A diferença, entre as duas facções, é que após a morte de nosso profeta Muhammad, houve quatro sucessores que são Abubakar, Umar, Uthman, Ali; os sunitas aceitaram todos eles como sucessores, os Xiitas só aceitaram Ali, porque este era primo do profeta Muhammad, para os xiitas havia que respeitar a descendência sanguínea.

Ao seu ver Muamar Kadafi está violando os ensinamentos do Islã em não concordar com as exigências dos manifestantes?

Os dois lados acreditam defender o que é certo, eu acredito que se a maioria está pedindo para ele sair, Kadafi deveria respeitar a opinião da maioria.


Porque o islam é visto como a religião que se espalha pela força física? Como se espalhou essa ideologia?

Infelizmente os meios de comunicação se encarregaram de espalhar o islam é uma religião violenta, transmitindo informações sem fundamentos reais. Não podemos julgar ou condenar mais de um bilhão de muçulmanos por causa de uma pessoa ou por causa de um grupo. O islã começou pela paz e sempre defenderá essa bandeira e todas as regras do islã afirmam a paz por isso a saudação islâmica que é universal é “ASSALAMU ALEIKUM” “Que a paz de Allah esteja com você” e significa também que o muçulmano tem que agir em defesa dela.

Existe algum político que representa os muçulmanos aqui no Brasil? Ou tem algum muçulmano que faz parte da política brasileira?

 Temos vereadores, existem deputados em outros estados, como por exemplo, São Paulo.

Há quantos anos existe este centro islâmico na Bahia e como está sendo a adesão da religião pelos baianos?

O centro islâmico da Bahia começou em 1991.
 Como aqui, na Bahia, existe um sincretismo religioso muito grande, as pessoas ás vezes por curiosidade ou para pesquisar sobre a cultura islâmica, vêm e terminam ficando na religião.

Qual mensagem o senhor deixa para as pessoas que tem dúvidas em relação às intenções do Islam?

Em primeiro lugar, é bom deixar claro que o islam é a religião da paz então antes de julgá-la é bom buscar a sabedoria sobre essa religião que com todas as suas regras tem como objetivo manter a natureza da paz e fraternidade. Em segundo lugar, é importante que as pessoas saibam que aqui em Salvador existe um centro islâmico que é o lugar adequado para buscar conhecimento sobre nossa religião. Nosso endereço é: Rua Dom Bosco n’190, Nazaré, atrás do colégio Salesiano. Nosso telefone é: (71) 32411337, o e-mail é: centroislamicodabahia@hotmail.com e o nosso site é: www.ccib.org.br

Entrevistei também uma mulher muçulmana, e um outro membro muçulmano.As revelações da muçulmana são supreendentes. Colocarei no próxima postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada