sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A subserviência é amiga da disciminação?


08/10/2010 - 13:46:22



A discriminação sempre existiu. Não é à toa que o Gênesis (primeiro livro da Bíblia) relata a morte de Abel pelas mãos de seu próprio irmão Caim. E tudo por causa de que? Por que um ofereceu uma oferta “melhor” do que o outro e Caim sentiu-se discriminado e rejeitado por causa de uma bandeja de frutas. É bem verdade que existem várias formas de discriminação, mas é o próprio homem quem as cria, é por isso que sociedade tem os políticos e as políticas públicas que merece. Essa é a mais pura realidade.


E por falar em discriminação e em política, tive um desconforto com um colega que nasceu em outro estado. Ele é uma pessoa até bem quista, eloqüente e com conhecimento do mundo. Há um certo tempo ele sempre fazia críticas com tom de comédia em relação ao Estado da Bahia: “na Bahia tudo é lento”, “as mulheres da Bahia são meretrizes”, “a polícia nordestina é uma merda...”


Como eu prezo pela liberdade de expressão, não pratiquei nenhuma censura às palavras dele nem tão pouco às rebati, preferindo seguir o conselho de Buda: “A verdade não precisa ser dita, precisa ser vista”. E com esta filosofia, fui levando os comentários dele de cunho discriminatório de uma maneira impessoal.


Recentemente, ele voltou a tecer novas críticas à Bahia, só que dessa vez mais pesadas (que não vale nem a pena falar aqui). Então eu disse a ele: Você fala tanto que o povo baiano é burro, dentre outros adjetivos pérfidos e de baixo escalão social, mas esquece de olhar para seu estado que elegeu um palhaço para deputado federal.O povo nada mais é do que o reflexo dos seus governantes, então quem elege palhaço, palhaço é, e está condenado a viver de palhaçadas.


Existe um ditado popular, que diz o seguinte: “Quem diz o que quer, ouve o que não quer”.


Meu objetivo ao dizer isso a ele foi fazê-lo pensar que não é ridicularizando as pessoas, nem tão pouco um grupo social, que ele será visto da melhor forma possível, ao contrário, será visto como alguém que prima pelas desigualdades e que aplaude de pé a chacota que o povo baiano e nordestino sofre desde a era colonial e isso eu não vou tolerar.


Se existem desigualdades sociais eu tenho que pensar no que estou fazendo para melhorar esse cenário. Qual a minha contribuição como cidadã, o posso fazer para ajudar meus semelhantes. Se isso eu não estiver fazendo, prefiro calar-me e saber que liberdade de expressão tem que vim acompanhada de responsabilidade e não de libertinagem. É bem certo que na Bahia tem gente burra, como também tem nos demais estados.


Mas afinal, o que é a burrice? E o que é a inteligência? Será que inteligência é colocar um palhaço para representar o povo? E a burrice? Será que é a atitude humana de dar risadas do seu semelhante por causa de um contexto histórico em que eles vivem?

Bom... o conceito das coisas depende muito do ponto de vista do pensador. Como cidadã, lutarei sempre para não admitir postura de subserviência perante a nenhuma região brasileira pelo simples motivo de ser Nordestina e baiana (com muito orgulho), mas sempre me colocarei em pé de igualdade com qualquer cidadão de outras regiões brasileiras.Mesmo porque, a nossa carta magna não tolera nenhum tipo de discriminação e se ela não é cumprida é porque nós mesmos não damos valor, preferimos ficar humilhando nossos semelhantes com guerrinhas entre regiões, enquanto o mundo lá fora faz do Brasil uma chacota só e ninguém fala nada.


Não somos bem vistos lá fora, porque internamente ficamos ridicularizando uns aos outros. Se cada um fizesse sua parte aqui dentro, teríamos uma imagem melhor lá fora.

Um comentário:

  1. Minha cara...não é de hoje que venho tendo embates vigorosos pela internet principalmente com pessoas de "Sum Paulo" pelo fato de se acharem superiores e muitos chegam ao cumulo de querer que aquele estado seja um Pais independente.Mas...não se lembram essa pessoas de quem foi a maior parcela de colaboração para que Sum Paulo fosse o que é hoje.Nos Nordestinos cabeça chatas "paraibas" como costumam eles (paulistas)tratarem os nordestinos,ajudamos e muito na construção e na consolidação de Sum Paulo como um dos estados mais desenvolvidos do nosso pais.Porem....o nordeste começa a ganhar força,força política,força na economia e desenvolvimento e isso muito tem incomodado aos pomposos cidadãos paulistanos que de repente enxergam a possibilidade de perder sua hegemonia.Eu sou NORDESTINO e muito me orgulho disso,costumo dizer que ...quem não conhece o nordeste não conhece o Brasil,e disso também posso me orgulhar pois muito ja viajei por quase todo nordeste brasileiro.Enquanto isso eles transformam as eleições numa piada num circo,elegendo palhaços, mulheres frutas,mulheres"caridosas",políticos corruptos,e ate membros do PCC.Quanto ao Brasil ser motivo de chacota la fora vc está redondamente enganada,pois em recente viagem que fiz pela Europa durante um mês,fiquei extremamente surpreso pelo interesse das pessoas pelo nosso país e sempre se referindo a ele de maneira digna elogiosa e respeitosa.O nosso Brasil já tem outra cara la fora,os tempos mudam minha cara, podes crer...AAAA a propósito... não torço pra nenhum time fora da Bahia... sou NEEEEEEEEGO

    ResponderExcluir

Visualizações de páginas da semana passada