sábado, 2 de outubro de 2010

Artigo Jornalístico: Eu tenho medo disso...



Não sei o que é pior: fanatismo e censura de cunho religioso ou de raízes políticas. A verdade é que todo fanatismo é ruim e toda censura maléfica. A tentativa de calar as pessoas que não concordam com uma ideologia em comum não é mérito da atualidade. Nos primórdios da humanidade, e a história registrou isso sob a tutela de regimes totalitários ou democráticos. Governantes tentando sufocar, através da censura, a expressão do pensamento. Um exemplo bem claro disso foi à atitude da Igreja Católica com a contra-reforma para tentar sufocar as idéias de Lutero. Também o Índex, onde livros que contradiziam a santíssima Igreja eram censurados.

Talvez se fôssemos pensar desde o surgimento do homem, os valores seriam visto como uma necessidade de organização ou não. Mesmo entendendo essa lógica e se tratando de seres humanos, vejo tudo isso como uma imposição do que uma lei de conduta. Porque quem estabelece as regras são os próprios seres humanos, inferem-se aqui com instintos cruéis. Ou seja, os “dominadores” se vestem do “moralismo” que eles mesmos criaram para oprimir os outros da espécie. Sempre foi assim!

Alguém pode questionar o que Deus escreveu na bíblia. Está lá que Deus inspirou os homens através de  revelações em sonhos e eles escreveram em seu nome ( mas quem prova isso ?). Não quero fazer juízo de valores, mas eu acredito que Deus possa até ter falado para o homem pregar o amor e não a violência, buscar a liberdade e não a libertinagem. Mas excluir pessoas, fazer guerra? Tenho certeza que essa idéia “divina” foi de algum ser humano prepotente, dominador, opressor, falso moralista que se achou o próprio Deus de si.Outro exemplo, não de cunho religioso foi o que aconteceu com o rascunho da Constituição Norte-Americana , que atacava a escravidão ( por ir de encontro aos ideais de alguns políticos) nem apareceu no texto final, ficou como uma idéia suprimida.
Aqui no Brasil a dona “censura” começou desde o período colonial, com a total inexistência de órgãos de imprensa, tudo isso para ninguém ousar a contestar  o absolutismo dos reis. Isso não foi nada diante do O AI-5 (Ato Institucional número 5) com a proibição de manifestações populares de caráter político impondo a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.Todo mundo calado, caladinho ....na censura religiosa você ia pra fogueira.Na política nem direito a habeas corpus o cidadão tinha.Hoje, não é diferente. Você só é bem visto se concordar com a maioria, caso contrário vão tentar de suprimir de qualquer jeito e se não conseguir, se prepare: é a hora das ações repressivas, vão te perseguir, te xingar, te isolar de tudo e de todos.Quem vai ser tão hipócrita a ponto de negar isso ?

Eu tenho medo disso. Medo de dizer que Lula é corrupto e mensaleiro,medo de dizer que o Sr José Serra , se uniu com os democratas para DERRUBAR o PROUNI e que essa atitude é uma canalhice para com os estudantes de baixa renda do país, medo de dizer que GEDDEL  votou contra os 7,7% de reajuste aos aposentados para bajular Lula e garantir às imagens do presidente na sua campanha eleitoral... é isso mesmo, é toma lá e dá cá ! E o Prefeito João Henrique? Recebeu às chaves do metro, sem o mesmo estar pronto.Você recebe as chaves de uma casa sem ela estar pronta ?... Realmente, tenho medo disso! E se eu fosse expor aqui  todos os meus medos, não terminaria este artigo hoje.

O pior é existem fanáticos que defendem um determinado partido ou um político até a morte. E se você ousar a ir de encontro a essas ideologias e defender um partido contrário ou até mesmo fazer uma crítica ao político que o fanático defende, corre o risco de ser marginalizado e colocado para escanteio dentro de um determinado grupo social.

Não sei qual é a cura para o fanatismo político nem para o religioso, talvez o fim da censura seja um grande passo. Mas também temos que lembrar que não se pode confundir liberdade com libertinagem. É como diz a minha professora de História da Comunicação : Liberdade é responsabilidade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada