segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Jornalismo : Lula Merece Homenagens?

 Bom dia aos leitores,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido no dia 19/11/2010 para receber o Prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento para 2010, concedido pelo governo da Índia. Lula foi escolhido por um júri internacional presidido pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh. As informações foram confirmadas pela Presidência da República e também estão no site oficial do governo indiano.

Lula é elogiado pela “excepcional” contribuição aos programas que se destinam a acabar com a fome e promover o desenvolvimento do Brasil. Lula foi informado sobre a escolha por meio da Embaixada da Índia no Brasil, segundo a assessoria da Presidência.
O prêmio inclui o recebimento de dinheiro e a publicação das iniciativas do agraciado. Por meio de sua assessoria, o presidente informou que se dispõe a ir à Índia depois de deixar o cargo no dia 1º de janeiro quando transmite o poder à presidenta eleita, Dilma Rousseff.
Também há referências à intensificação das relações entre Brasil e Índia. Na última viagem que fez à Índia, em 2007, o presidente foi acompanhado por vários empresários e defendeu o fortalecimento econômico dos países em desenvolvimento. Brasil e Índia ao lado da China integram o bloco econômico dos Brics. Os esforços de Lula são citados no comunicado.
Pouco tempo se passou após a homenagem na Índia e ele recebeu na noite desta segunda-feira (22), em São Paulo, o prêmio especial de Personalidade do Ano da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, que completa 98 anos de existência. Ao discursar a empresários, Lula criticou o distanciamento entre o Brasil e o Portugal durante gestões anteriores, e defendeu a união entre os países de língua portuguesa para fortalecer estas economias.
Lula ainda aproveitou para ironizar o antecessor, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao lembrar as dificuldades enfrentadas na gestão do tucano para construir a caravela em homenagem aos 500 anos do descobrimento do país.
Em tom de despedida – Lula deixa o cargo no último dia do ano –, ele disse ainda sentir “orgulho” de ter incentivado a instalação de empresas brasileiras em Portugal, e concluiu destacando o que, na sua opinião, o país aprendeu com o colonizador.
Com tantas homenagens.Fica uma pergunta particular minha : sua gestão mereceu e ainda merece ou essas homenagens são manobras políticas de aproximação entre países ?
Fonte: www.r7.com e www.folhape.com.br
Observação:
Este artigo jornalístico também será divulgado nos sites em que faço coluna social:
www.jornalistas.blog.br/
Sendo que esse mesmo texto vai ser publicado nesses veículos com algumas adaptações, isso porque aqui eu me sinto mais a vontade com vocês e nos outros sites eu tenho que ser mais formal.

Abraços carinhosos de sua colunista social,
Ísis Nogueira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada