segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Presidente ou Presidenta?


Corrijam-me se eu estiver errada, mas ontem no discurso de Dilma, ela falou: serei Presidenta de todos! Quando ouvi isso, me lembrei logo da revista Veja, não vai demorar nada a sair nesta revista um artigo com este episódio.

Agora, até onde estudei “presidente” é um substantivo uniforme e, sendo assim, não tem variação de gênero. “Como em cliente. Ninguém fala clienta, a mesma coisa acontece com soldado, ninguém diz soldada. Como tudo que acontece no Brasil é motivo de chacota lá fora, espero que não haja comentários no intuito de ofender a população Brasileira como aconteceu na eleição de tiririca.O Brasil ficou conhecido como o país que elege palhaços analfabetos para os cargos públicos.

Não estou aqui para fazer juízo de valores, mas uma presidente não saber que substantivo uniforme é invariável, é complicado. Ainda mais ela sabendo muito bem o que a imprensa é capaz de fazer com qualquer deslize nas palavras (como foi o caso da polêmica do aborto).A forma “presidenta” pode até ser aceitável, mas de forma coloquial.Nunca na forma padrão. Talvez ela tenha dito naturalmente na forma coloquial, todavia estava realizando um discurso formal que requer o uso da linguagem oficial da gramática, ou seja, a norma culta.

É claro que ninguém está isento de erros, mas quando está assessorado por tantas pessoas,cometer um deslize destes é realmente embaraçoso e dá espaço para os leões que ficam rondando ao derredor a fim de dar o bote.

            Espero que ela governe bem e para todos e reveja seus erros gramaticais antes de discursar.Afinal ela é A PRESIDENTE  e não A PRESIDENTA do nosso país. E que já entrou na história por ser a primeira mulher eleita, então cautela e precaução antes de se pronunciar é primordial. Dilma tem consciência disso e pronunciou a seguinte frase:  "Gostaria muito que pais e mães pudessem olhar para suas meninas, nos olhos delas e dizer: sim, a mulher pode". Realmente pode, há pouco tempo atrás eu escrevi um artigo, mostrando que as mulheres fazem mais especializações de doutorados que os homens.

            Realmente a mulher pode, mas tudo com cautela e humildade. Excesso de segurança em si mesmo não leva a mulher nem nenhum cidadão pra frente e foi justamente por isso que José Serra caiu e ele está esperando só um deslize de Dilma para se levantar.Não é à toa que existe a seguinte frase:"Só existem duas maneiras de fazer carreira em jornalismo. Construindo uma boa reputação ou destruindo uma"

Tom Wolfe, jornalista e escritor.

            Sendo assim, com a revista veja e o jornal folha de são Paulo do lado de Serra, que se cuide a Dilma para não ter sua imagem estraçalhada e com isso beneficiar a determinados grupos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada