quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Artigo jornalístico :Com meu dinheiro eles não vão comemorar !


Na coluna social de hoje, vou falar sobre a idéia de se criar uma lei para trazer lucro ao comércio de maneira disfarçada.Os lobistas das indústrias estão contentíssimos da vida.Com a lei da cadeirinha, as vendas serão alavancadas  e os lucros então... nem se fala ! Mas o que se publica é que esta lei veio para proteger as nossas crianças dos acidentes de trânsito.

Eu não sei o que é  mais engraçado: se é a cara de pau por parte de alguns políticos em afirmar que, quem não compra a dita cadeirinha não ama as crianças ( sim porque para lucrar até a palavra amor é usada ) ou se é o poder legislativo Indiretamente  me dizendo quem deve ou não entrar em meu carro.
 Ora, eu não tenho filhos e nem parentes com idade até 7 anos para que eu vou ter o “raio” de uma cadeirinha em meu carro ? não faz sentido isso.Quer dizer, a carona ficou proibida. Imagina se uma amiga me pede carona e ela tem filho ? eu não vou poder dar para não correr o risco de ter meu carro apreendido, ser multada e sofrer outras sanções.Vou ter que presenciar o sofrimento alheio e fazer vistas grossas, por causa de uma lei mal elaborada.

Enfim, uma lei que não abrange todas as crianças brasileiras. Enquanto uma criança  de classe média vai protegida e feliz na cadeirinha a criança pobre vai sufocada dentro dos ônibus, correndo riscos de sofrer outras lesões corporais ou então vai nos braços da mãe que se segura de uma mão só no tempo de cair por cima de outras pessoas e assim vai...

Será que a sociedade aceita isso sem questionar os paradoxos e contradições que esta lei oferece ? Afinal qual é o real problema da criança brasileira ? é só dar um giro nas ruas e fica muito bem claro que a questão é muito mais grave do que ter ou não uma “dita” cadeirinha em seu carro, mas sim uma escola bacana, transporte digno, acesso à saúde ( afinal tem que se dormir nos postos de saúde para conseguir uma ficha para pediatra e ainda por cima quando tem..), além disso muita criança trabalhando para levar o sustento pra casa e outras servindo de aprendizes do tráfico de drogas, esses sim são os reais problemas que as crianças brasileiras enfrentam. Só que fica mais fácil editar  leis deficientes para ludibriar o povo com a idéia de criança feliz e segura do que dar a cara a bater e realizar políticas públicas que resolvam os VERDADEIROS problemas.Não podia tomar palmadinha, agora tem que ter cadeirinha ?

Tomo mundo sabe que a maioria dos acidentes de trânsito não envolve crianças, mas sim pessoas alcoolizadas, as que trabalharam acima do normal fazendo extra para ganhar mais uma grana ( já que o salário do nosso país é uma vergonha) , alta velocidade, condutores mal educados que não respeitam a faixa de pedestres.. esses sim são os maiores índices de acidentes envolvendo carros. Mas os lobistas comerciantes estão felicíssimos, mas com certeza com meu dinheiro eles não vão comemorar.

Um comentário:

  1. Isis, interessante a abordagem que você fez sobre as caronas. Será que agora vamos ser penalizados por ajudar alguèm? Mas no Brasil, infelizmente as leis são feitas para beneficiar algumas poucas pessoas em detrimento de tantas outras. Há algum tempo atrás fomos obrigados a comprar o kit de primeiro socorros. Lembro que só na minha casa, 3 carros, 3 kits e, pouco tempo depois, mandaram jogar o kit de primeiro socorros fora porque foi proibido de colocar as mãos em alguém acidentado. Sempre dinheiro público sendo jogado fora. A última de todas, foi a decisão da não mais necessidade da apresentação do título de eleitor para se votar. E quanto dinheiro foi gasto para a emissão desses documentos, material e pessoal. Postei um texto sobre o tema em meu blog. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

Visualizações de páginas da semana passada