segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CLIMAS PREDOMINANTES NO BRASIL



Bom dia meu amados !

 As pessoas hoje estão tão limitadas a por menores que o básico não são capazes de fazer:  saber os tipos de clima predominante em nosso país.Ultimamente estava focando muito no jornalismo, porque achei um absurdo o Estado querer se intrometer na vida privada das pessoas violando de maneira explícita nossa carta magna e ainda encontrando apoio por parte de alguns incautos que não tem conhecimento de meia dúzia da nossa CF e para piorar ,conhecem menos de meia dúzia  dos feitos de quem elegeu na última eleição.

Mas vamos lá pessoal, acho que escolhi a profissão certa.Antes eu queria ser representante do Ministério Público, por ser uma instituição autônoma e independente, mas lá eu teria que falar limitadamente. No jornalismo encontro mais portas para me expressar. Tentativa de bloqueio já existe por parte de alguns que não gostam das minhas postagens, mas só lamento por eles.Serão uns profissionais limitados por falta de atitude.

E continuo repetindo, se não gosta problema seu MORRA... eu continuarei falando o que eu quiser, até que haja uma emenda constitucional proibindo as pessoas de falarem...

Então..( risos), já desabafei, agora vamos aos climas brasileiros !




CLIMA EQUATORIAL

Domina os cerca de 5 milhões de km² da Amazônia Legal. Que corresponde a Amazônia : Acre,Amazonas, Amapá, Rondônia, quase todo o estado do Pará ( menos a porção sudeste), o noroeste do Maranhão e do Mato Grosso e parte de Roraima. Caracteriza-se por temperaturas médias entre 24ºC e 26ºC e sendo no mês mais frio superior a 18ºC , com amplitude térmica anual de até 3 graus, chuvas abundantes (mais de 2.500 mm/ano) e bem distribuídas. A ação da massa equatorial continental (mEc)produz as chuvas locais (ou de convenção) por meio da evapotranspiração. No inverno, ocasionalmente, a região recebe frentes frias originárias da massa polar atlântica (mPa), ocasionando as friagens. A umidade atmosférica é elevada, geralmente superior a 80%.


CLIMA TROPICAL

O clima tropical abrange quase a totalidade da área correspondente ao planalto Brasileiro, domina
extensas áreas do planalto Central e das regiões Nordeste e Sudeste. Suas temperaturas são também
elevadas, mas este tipo de clima se diferencia do equatorial por apresentar duas estações bem delimitadas pelas chuvas: Apresenta inverno quente e seco e verão quente e chuvoso. As temperaturas médias são superiores a 20o C, com amplitude térmica anual de até 7 graus e precipitações de 1.000 a 1.500 mm/ano.
Mas para o Nordeste, a estação seca vai-se se tornando mais longa, efetuando-se a transição para o clima semi-árido.No litoral oriental do Nordeste(do Rio Grande do Norte até o litoral baiano), as chuvas tornam-se novamente abundantes, caindo predominantemente no outono e no inverno. Por influência da latitude(mais alta) e do relevo, no Sudeste estas características sofrem algumas modificações, que dão origem ao clima tropical de altitude.


CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE

Corresponde às áreas mais altas do relevo brasileiro, representado elevações das serras do Mar e da Mantiqueira, assim como pelo planalto que se estende ao norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. As médias mensais de temperatura que caracterizam este clima estão entre 18o e 22o
C, com amplitudes térmicas anuais de 7 a 9 graus e precipitações entre 1.000 e 1.500 mm/ano, não existindo maiores diferenças entre o clima tropical de altitude e o tropical, pois os meses mais chuvosos, nas áreas de ocorrência deste tipo de clima, coincidem com a primavera e o verão( setembro a março) e os de estiagem, com o outono e inverno(abril a setembro) . O verão tem chuvas mais intensas, devido à ação úmida da massa tropical atlântica (mTa). No inverno, as massas frias originárias da massa polar atlântica (mPa) podem provocar geadas com temperaturas abaixo de 0ºC.


CLIMA TROPICAL ATLÂNTICO

Atua na fachada atlântica desde o sul do Rio Grande do Norte até o sul do Rio Grande do Sul. Temperaturas médias entre 18o e 26o C, com amplitudes térmicas crescentes à medida que aumenta a latitude. As chuvas abundantes superam 1.200 mm/ano, mas têm distribuição desigual. No litoral do Nordeste, concentram-se no outono e inverno e mais ao sul no verão.

CLIMA SEMI-ÁRIDO


O clima semi-árido caracteriza-se, predominantemente, pela escassez de chuva. Este tipo de clima domina o sertão nordestino.Quando ocorrem anos normais as chuvas caídas no período próprio atendem às necessidades dos habitantes. A situação torna-se calamitosa apenas quando elas deixam de cair na época devida, prolongando-se assim a estação seca. Alias, as estiagens anormais não ocorrem somente na área compreendida pelo sertão nordestino, mas abrangem também áreas mais distantes das influências do clima semi-árido. Caracteriza-se por médias térmicas elevadas, em torno de 27o C, com extremos, como Sobral, no Ceará, com uma média mensal de 28,9ºC ( em dezembro). Amplitude térmica anual em torno de 5 graus. Chuvas poucas e irregulares (menos de 800 mm/ano).


CLIMA SUBTROPICAL
Ocorre na maior parte do planalto Meridional. Predomina na zona temperada ao sul do Trópico de Capricórnio, exceto no norte do Paraná. Caracteriza-se por temperaturas médias inferiores a 18ºC, com amplitude térmica anual entre 9 e 13 graus. Nas áreas mais elevadas, o verão é suave e o inverno rigoroso,com geadas constantes e nevascas ocasionais. Muitas chuvas (entre 1.500 e 2.000 mm/ano), e bem
distribuídas.

Fonte Digerati Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada