sábado, 11 de setembro de 2010

JORNALISMO: O analfabeto funcional no Brasil !



Divulgado hoje, na rádio Metrópole que a região Nordeste possui 18,7% de analfabetos  acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada na quarta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 


E eu gostaria de comentar sobre esse problema, que é de interesse social aqui no meu blog.


Quer dizer, isso é um problema histórico e que já deveria ter sido amenizado se formos comparar nos índices da região sul 5,5% com os da região nordeste.


Ou seja, 5,5% contra 18,7%. Isso é um problema sério gente.Além do analfabetismo que todos nós conhecemos, existe o funcional.


Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que mesmo sabendo ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, mas não conseguem compreender a palavra escrita. Bons livros, artigos e crônicas, nem pensar.Piorou interpretar um texto, digo um texto simples.Até esse que estou escrevendo aqui !


Existem analfabetos funcionais até nas universidades. E é triste esse cenário.Um problema grave, que preocupa a poucos, ou a quase ninguém.Sim, porque atualmente a preocupação é a palmadinha ( que não gera lesão) e a cadeirinha no banco de trás dos automóveis ( para sustentar os donos de empresas das ditas cadeirinhas).


O Brasil não consegue resolver um problema básico, que é a educação.E que resolver por menores para mostrar que se importa com a criança brasileira.


Em época de eleição, tudo é possível.O coração do político fica mais mole e vamos nesse oba-oba de que está tudo bem, sem questionar as contradições de nossa sociedade e o paradoxo que elas refletem?


Não.Me desculpem, mas volto à dizer.O Brasil virou um circo, mas eu e nem milhões de Brasileiros somos palhaços.


Não aceito este discurso, sou uma cidadã para cumprir as leis ( não as inconstitucionais como a da palmadinha) , mas as leis da cidadania e amparadas em nossa carta magna, que é a lei maior.


O Brasil tem 20 anos tentando alcançar os objetivos fundamentais e não consegue porque as políticas públicas são ineficientes. E desta forma importam leis Suecas, com realidades diferentes de nossa sociedade para imitar um padrão de vida que não condiz com nossa situação.


Vou parando por aqui, não vou me estender. Cada um que reflita e tire suas próprias conclusões.


E quem quiser confirmar sobre o índice de analfabetismo é só olhar o link abaixo:


http://www.radiometropole.com.br/noticias/index_noticias.php?id=VFhwbk1FNUVXVDA9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada