terça-feira, 14 de setembro de 2010

REFLEXÃO DO DIA : AS PESSOAS QUE TE AMAM HOJE, TE ODIARÃO AMANHÃ ?



Meu amados, essa foi a frase que eu ouvi e que me chocou.Não por achá-la absurda, mas por ver o fundo da verdade embutida nela.O mais engraçado é que no mesmo dia que eu ouvi essa frase eu vivenciei uma situação em que ela se encaixa direitinho.Os seres humanos quando acham quem concorde com suas posturas, idéias e opiniões entram em uma zona de conforto. E se alguém ousar a ir de encontro aos seus ideais, ficam com uma ira dotada de ressentimento.

Hoje, com meu psicanalista, sei como lhe dar com situações assim.É muito simples sofrer por causa de atitudes severas que temos que tomar às vezes na vida com pessoas ao nosso redor e até com nós mesmos, mas esse sofrimento pode ser cessado quando treinamos nosso cérebro a se preparar tanto para o positivo como para o negativo.

Quando eu criei meu blog, pensei em fazer direito.Justamente por gostar de saber até onde em direito não invade a honra e vida privada das pessoas.Continuo com esse pensamento, de não ferir a honra, nem a imagem de ninguém.Mas, há quem diga que eu escrevo sobre pessoas em meu site e o pior que eu detono pessoas em meu site, ou seja, uma calúnia destemida.Quem propagou tais idéias  não sabe que cometeu um crime e que se eu quisesse ( se eu fosse uma pessoa mesquinha e aproveitadora ) procuraria investigar quem propagou tais calúnias e ganharia até indenização por danos morais.

A conseqüência de uma calúnia é tão grave, que acaba gerando transtorno até mesmo para a outra parte que supostamente foi alvo de minhas "detonações" que são inverídicas e nunca existiram e nem existirá.

Não é esse meu objetivo, meu site é de jornalismo , direito e informação de interesse social.E não para falar de pessoas, com uma única ressalva que são as pessoas públicas de direito que administram nossa cidade,estado e país.Estas sim, não estão isentas de meus comentários, criticas embasadas ou elogios.

Mas voltando a questão da calúnia,isso mostra que quando os argumentos acabam, vêem as ações repressivas como forma de argumento que muitas vezes não é identificado por quem pratica, só por quem recebe.Eu poderia procurar investigar para saber quem disseminou essa discórdia e depois ir a  uma delegacia especializada e dizer que estou sendo caluniada, o direito protege isso. Mas não vou fazê-lo.Sou estudante de jornalismo e sei que o mundo da mídia a coisa é bem pior aí eu teria que processar o mundo, toda vez que alguém me falasse que eu fiz algo, sem eu ter feito.

A psicanálise realmente tem me ajudado a compreender certas coisas em nossas vidas.Tudo que eu faço, faço com amor e dedicação.Eu não confundo amizade com profissionalismo, e não gosto de falhar em meus compromissos.

Jesus já dizia: Dê a Cezar o que é de Cezar, dê a Deus o que é de Deus. E quando esse ensinamento é colocado em prática, as pessoas que te amam, viram seus piores inimigos! Pois não aceitam os dois pesos e as duas medidas, querem ser compreendidas, mas não querem compreender e começam a baixar até o nível do diálogo.

Outro ensinamento que gera uma conseqüência dessas é : o homem colhe o que planta !

Não posso plantar  abacate e colher melancia... é impossível no mundo objetivo. Então tudo que vai volta, se eu cumpro minhas metas, me organizo, busco a excelência o retorno vai ser o melhor possível.Mas se eu deixo as coisas como estão, então não tenho nada para colher, só o fracasso e a angústia.

Uma certa feita, vi no msn de um colega que o sucesso tem tudo a ver com atitude.E é verdade, sem atitude não há uma possibilidade nem remota de se ter o sucesso.Eu não cruzo os braços diante dos obstáculos, não me curvo aos problemas, não me rendo aos muros que aparecem na minha frente.

Estudei em escola pública e  quando ingressei na faculdade foi um choque. Pois estava acostumada a copiar tudo no caderno, a fazer no máximo dois trabalhos valendo a nota máxima e outras facilidades afins...

Quando entrei na faculdade, vi que eu vivi no mundo de Alice do país das maravilhas e que agora eu estava no pesadelo de Fred Gruger, onde meu caderno voltava branco pra casa porque os professores usam a tecnologia para dar aulas sem precisar o quadro e eu fiquei sem saber como administrar isso ( tive que comprar um pen driver) para copiar o material para estudar em casa.Vi que os trabalhos são divididos em várias fazes e com notas pequenas ( diferente do que acontecia nas escolhas públicas).

Isso pra mim foi um choque, daqueles inesquecíveis.Pois saí da caverna do meu mundinho medíocre para a vida real sem retoques e sem maquiagens.Mas graças a Deus e a meu psicanalista eu tenho vencido esses problemas e não vou aceitar que nada nem ninguém me traga mais problemas além dos que já tenho. Infelizmente, as pessoas que te amam hoje, te odiarão amanhã quando não aceitarem a realidade e não abrirem os olhos para a verdade.

Mas você meu leitor, não aceite fazer a parte de ninguém, faça sempre a sua, seja sempre você.Pois seus amigos de hoje, serão seus inimigos amanhã.

E para fechar este artigo ( que é mais uma reflexão ) vamos ver o que disse Salomão :


Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina:
17 olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente,
18 e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal,
19 e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Não precisa ser cristão para compreender e vivenciar esses ensinamentos, basta ter a ética entranhada em nossas almas e assim seremos seres humanos melhores e felizes.

"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces"
Aristóteles.

Um comentário:

  1. Isis, querida!

    Obrigada pelos comentários nos dois blogs, no meu Consultoria Paraguai e no Jornalistas.blog.br o quão honrosamente fui convidada a fazer parte.

    Sinta-se a vontade para me perguntar o que quiser. Meu primeiro conselho vc já está seguindo: escreva, pergunte, leia! Alimente-se disso diariamente!

    Um beijo.

    ResponderExcluir

Visualizações de páginas da semana passada