sexta-feira, 3 de setembro de 2010

INFORMAÇÃO : EU BEBO CHÁ TODOS OS DIAS..E VOCÊ ?

Meus leitores,boa tarde !

Este blog é destinado não só ao jornalismo e ao direito, mas também a informações que sirvam de estímulo para melhoria de nossa saúde.
Eu sou uma consumidora nata de chás.Gosto de todos os tipos de chás, porque eles fazem bem para nossa saúde.Então antes de consumir, procure orientação médica para saber qual é o melhor chá indicado para seu biotipo.
Alguns chás que eu mais bebo, estão listados abaixo e seus benefícios.No final tem as fontes da minha pesquisa para vocês lerem e obterem maiores detalhes.


A Carqueja

A Carqueja tem sido utilizada pelos povos indígenas ao longo de séculos de resistência, bem como para a fertilidade das mulheres e a virilidade nos homens. Do ponto de vista terapêutico, a Carqueja tem sido muito usada em uma grandevariedade de doenças relacionadas ao sistema digestivo para o qual ela é considerada bastante eficaz.Por exemplo, os nativos usariam a Carqueja para fortalecer o processo digestivo, eliminar parasitas intestinais, acalmar a diarréia e aliviar a irritação do sistema digestivo, após um episódio de indigestão, diarréia ou intoxicação alimentar.
No entanto, o principal uso da Carqueja é para apoiar o fígado. Nativos utilizávam-na para aliviar disfunções hepáticas diversas, para limpar o fígado, para eliminar obstruções da vesícula biliar e como um limpador de sangue. Os nativos também foram relatados em usar a Carqueja para reduzir a febre e para aliviar as condições inflamatórias. O uso tradicional consistia em uma infusão de uma boa quantidade de Carquejas secas em um litro de água ou mastigava-se o caule fresco e carnudo.
Chá Preto
Uma xícara de chá após o almoço e o jantar pode neutralizar alguns efeitos prejudiciais de uma refeição rica em gorduras, ajudando a prevenir problemas cardíacos.
De acordo com estudos realizados na Universidade de medicina de Tóquio, na Japão, quando a pessoa consome alimentos gordurosos, o nível de lipídios no sangue aumenta. Isso estimula a produção de radicais livres, que provocam enrijecimento e constrição temporária dos vasos sangüíneos, principalmente em quem já tem doenças cardiovasculares. “Os antioxidantes do chá ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos flexíveis e a promover um fluxo sangüíneo saudável”, afirma o pesquisador Yoshikazu Takanami.
Segundo o endocrinologista Cláudio Rodrigues, o chá atenua os efeitos nocivos dos alimentos gordurosos porque dão ao organismo um tempo maior para transformar as gorduras de baixa densidade (que resultam o mau colesterol) em gorduras de alta densidade.

Chá verde

 Dentre os diversos tipos, o chá verde merece destaque, pois em sua produção as folhas frescas são rapidamente tratadas no vapor, inibindo o processo de fermentação, o que preserva uma maior quantidade de compostos fenólicos.

Seu uso iniciou-se entre monges budistas e atualmente representa 20% de todo chá consumido no mundo. Os japoneses costumam servir chá verde na entrada da refeição, com o objetivo de preparar o estômago para a digestão.

As catequinas são os principais compostos fenólicos presentes no chá verde e exercem vários benefícios para a saúde, dentre os quais podemos destacar:

Preventivo contra o câncer:

A prefeitura da cidade de Shizuoka observou em um estudo controlado, que nas áreas dedicadas a produção do chá verde, verificava-se uma incidência menor de todos os tipos de câncer, quando comparado com as outras regiões, principalmente o câncer gastrointestinal. 

De fato, vários estudos como o realizado pelo Instituto Nacional do Câncer de Tóquio, demonstraram que a administração de chá verde diminuiu significativamente a incidência de câncer duodenal em ratos. Estes estudos demonstram que esse chá também pode ser um fator de prevenção do câncer em seres humanos. 

O efeito quimiopreventivo do chá verde está relacionado à prevenção de vários tipos de câncer: mama, esôfago, pulmão, estômago, coloretal, bexiga, rins, próstata, pele e lesões pré-cancerosas orais. 

Redução do processo de envelhecimento:

O chá verde contém as vitaminas E e C que têm poder antioxidante, sendo que o Professor Okuda em um artigo publicado no Boletim de Química e Farmacologia em 1983, afirma que as catequinas presentes no chá verde possuem um poder antioxidante 20 vezes maior do que o da vitamina E. 

Controle da pressão arterial:

O Dr Hara em um estudo publicado no Nippon Nogeikagaku Kaishi em 1987, demonstrou que as catequinas presentes no chá verde impedem a ação da enzima conversora de angiotensina, que age no complexo sistema renina-angiotensina-aldosterona, auxiliando na eliminação de sódio do organismo.

Auxílio na perda de peso: 

Em um estudo realizado por Dulloo e colaboradores, foi relatado o efeito do extrato de chá verde contendo cafeína e polifenóis, aumentando o gasto energético de 24 horas e a oxidação de gorduras em jovens saudáveis. 

Como uma dose equivalente de cafeína não provocou o mesmo efeito, os autores sugeriram que os polifenóis característicos do chá foram responsáveis pelo resultado. O provável mecanismo seria pela ação das catequinas na inibição da enzima COMT, responsável pela degradação da norepinefrina. 

Esta inibição resultaria em aumento, ou efeito mais prolongado, da norepinefrina na termogênese do metabolismo das gorduras, mediado pelo Sistema Nervoso Simpático.

Controle do colesterol: 

As catequinas evitam a oxidação da LDL-colesterol. Estudos epidemiológicos têm demonstrado menor taxa de doença cardiovascular entre consumidores de chá verde, com efeitos sendo observados com o consumo de uma xícara ou mais ao dia. 

Outros benefícios promovidos pela administração do chá verde seriam: efeito protetor contra cáries dentárias, aumento da densidade mineral óssea, redução na agregação plaquetária, proteção contra a gastrite e infecções gastrointestinais e controle da glicemia.

A ADA (American Dietetic Association) sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde ao dia, a fim de se obter os efeitos acima mencionados. A forma de preparo também deve ser considerada, devendo-se ferver a água até pouco antes da ebulição e despejá-la nas folhas de chá bem devagar e do alto, para agregar oxigênio, o que ajuda na redução do processo oxidativo. 

A infusão deve ficar abafada por no máximo 2-3 minutos. O armazenamento por longo tempo também não é recomendado, pois ocorre perda dos compostos fenólicos. 


Chá de Hortelã

  • Auxílio à digestão
  • Síndrome do Intestino Irritável
  • Náusea / Enjoo matinal
  • Descongestionante nasal


Chá de boldo
boldo traz melhoramentos especialmente para o fígado. Ajuda-o a funcionar melhor, e é ótimo para quem tem hepatite ou problemas assíduos ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal estar. O boldo, tomado antes da comida ajuda na digestão e nas funções do aparelho digestivo. É ótimo para quem tem intestino reprimido, cálculos biliares e gastrite.

Fonte:

http://www.fotosantesedepois.com/2009/11/22/cha-de-carqueja-beneficios/

http://www.maisquebeleza.com/dieta-cha.htm

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=176

http://www.bemdesaude.com/content/cha_de_boldo.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/hortela/hortela-6.php


2 comentários:

  1. OLÁ , TUDO BEM ISIS.
    CHA? BEBO SIM, SEMPRE COM VODCKA. (RS).

    ESTE TÍTULO ABAIXO É DA MINHA CRÔNICA DE HUMEOR DESTA SEMANA, ACOMPANHA UM TRECHO DELA.


    "O QUE ABUNDA EVENTUALMENTE, ESCASSEIA".

    Este é um título perigoso, pois a colocação da virgula é tão imprescindível como a vestimenta de um astronauta, nas suas viagens espaciais.

    Mas, indo objetivamente ao assunto e sem maiores churumelas ou subterfúgios , sempre gostei muito de pássaros , mantenho as gaiolas absolutamente, limpas, comida farta e água renovada.

    Antes, não suportava a idéia de admitir um pássaro em cativeiro, com todo o espaço do mundo à sua disposição, o céu azul infinito e ele ter que ficar trancafiado.

    -Como minha senhora? A senhora se sente assim, no seu casamento?

    Perdoe , mas contente-se ao lembrar que um astronauta dentro da cápsula espacial ...

    SE VOCÊ CONSEGUIU GOSTAR (RS), LEIA INTEGRALMENTE NO MEU BLOG DE HUMOR:

    "HUMOR EM TEXTO".

    LÓGICO, VÁ SE QUISER, MAS VÁ (RS).

    PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!!(RS).

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo..eu visitei seu site e tenho que concordar com você !

    Realmente, tem gente que não sabe usar a liberdade.

    Um beijo e volte sempre...

    ResponderExcluir

Visualizações de páginas da semana passada