quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Período Pré-Colonial

Um artigo importante para os vestibulandos, aproveitem !

Os primeiros trinta anos da história do Brasil são conhecidos como período PréColonial.
Durante esta época, o governo português não traçou um plano de ocupação efetiva na nova terra,limitando-se a explorá-la periodicamente e defendê-la das incursões estrangeiras.As atenções da burguesia metropolitana e da Coroa Portuguesa estavam voltadas para o comércio com o Oriente, que desde a viagem de Vasco da Gama, na final do século XV, havia sido monopolizado pelo Estado português. A resistência oferecida por comerciantes mouros no monopólio foi definitivamente quebrado com a viagem de Cabral, que estava encarregado de dar uma demonstração de força e impor o prestígio do rei de Portugal na Índia. 

Segundo o cronista Castanheds. "Cabral mandou por seus capitães tomar dez naus de mouros que estavam no porto carregadas de fazenda e gente, e foram tomadas por força das armas, e foram mortos seiscentos
mouros, e outros feridos, sem morrer nenhum português... e despejadas, ficaram nelas os cativos atados de pés e mãos e assim foram queimados à vista de muita gente da cidade (Calecute) que estava na praia para lhes acundir, mas não ousaram, com medo da nossa artilharia. E era espantosa cousa de ver arder dez naus todas juntas e fazerem-se carvões, e ouvir a grande grita dos mouros que estavam dentro; e nisto se gastou todo aquele dia."

O desinteresse português em relação ao Brasil estava em conformidade com os interesses mercantilista da época. Como observou o navegante Amércio Vespúcio, após a exploração do litoral brasileiros, "pode-se dizer que não encontramos nada de proveito". Como o interesse metropolitano era exclusivamente comercial, a produção de subsistência realizada pelos índios realmente não poderia despertar a necessidade de um domínio efetivo. Não se pode esquecer que o expansionismo marítimo-comercial foi uma obra de burguesia, que se associara ao Estado mercantilista em busca de lucros. 

Como no Brasil não existia uma produção organizada que pudesse ser comercializada imediatamente, todas as forças irão se concentrar no comércio asiático. Desta forma explica-se o relativo abandono a que o Brasil foi relegado nos primeiros trinta anos.Relativo porque, se o território descoberto não se enquadrava dentro da perspectiva mercantilista da época, como se deixou claro, Portugal compreendeu a vantagem estratégica que o litoral atlântico-sul representava como ponto de reabastecimento e reparo das naus que se dirigiam ao
oriente.

Por outro lado, o pau-brasil foi explorado comercialmente, para fins têxteis e construção naval. A exploração foi feita, como o consentimento real, por particulares. A Coroa arrendava a particulares o direito de extração em troca da defesa do litoral e do pagamento de um quinto do valor da madeira. Por ser uma atividade extrativa, não determinou a fixação dos portugueses no litoral.Diante da necessidade de realizar a atividade com um custo muito baixo, a extração foi organizada com base no escambo, aproveitando-se o índio no corte e no transporte da madeira. Se para portugal, a nova terra não apresentava maior significado, o mesmo não se pode dizer em relação a outras nações européias. Os franceses, principalmente, sentir-se-ão atraídos por aquela madeira em virtude de sua qualidade tintoriais, fundamentais para as manufaturas têsteis da França. 

A atenção dos estrangeiros foi despertada, também, pela facilidade do contrabando. Diante da presença francesa, que pode ser entendida como um reflexo da rivalidade entre as potências absolutistas da época moderna pelas rotas comerciais e pelas áreas fornecedoras de produtos destinados ao comércio, Portugal envia expedições que tinham como finalidade opatrulhamento do litoral, como é o casa das expedições de Fernando de Noronha, Gonçalo Coelho, Cristovão Jacques e outros.

Fonte: Digerati Editorial

2 comentários:

  1. Isis, sempre leio o seu blog. Ele tem me ajudado muito na faculdade. Excelentes Artigos, parabéns!
    E continue...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. nossa, obrigada... seu blog é maravilhoso também, sempre leio e me inpiro!

    Beijinho...

    ResponderExcluir

Visualizações de páginas da semana passada