quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Artigo Jornalístico :Um tiro no pé dos policiais !

Olá, bom dia !

Quando eu disse que voltaria a falar da Policia eu não estava brincando.Meus artigos sobre os policiais não estão somente associados ao meu carinho pessoal pela corporação, mas também por questões de interesse social.Afinal, Segurança Pública é alvo de uma análise coletiva e todos nós dependemos dela.

Como  dar segurança sem segurança?

O Policial sai às ruas para proteger, quando ele não tem proteção ( anda de ônibus a mercê de marginais,muitos sem armas e morando em favelas e áreas de alta periculosidade)  , não tem os aparatos devidos para dar uma segurança de qualidade à sociedade. O que se vê, em qualquer capital brasileira, são policiais sem coletes ( não são todos, mas não deveria existir nenhum nessa situação), com armas infinitamente inferior ao do crime organizado e é óbvio com baixos salários (o que gera uma grande desmotivação).

E para acabar de completar, os governantes ainda tomam decisões estapafúrdias como não conceder  a bolsa ( que eu já chamei aqui de bolsa humilhação,já que ao invés de corrigir a problemática salarial, fica dando bolsas que nem todos ganham e colocando critérios absurdos já para excluir, submetendo o policial a uma humilhação social  )  a quem respondeu ou responde a  processos administrativos ou penais.Bom, uma coisa é responder processo ( seja ele penal ou administrativo ) outra coisa bem diferente é ser CONDENADO!

Quer dizer: a presunção de inocência que é um dispositivo legal não se usa mais ? ou só se usa quando  convém aos políticos “mensaleiros”? o fato de um policial seja qual for a sua hierarquia estar respondendo um processo ( o que é normal dentro da função) não significa necessariamente que ele feriu a moral, as leis e os bons costumes. Isso só pode ser levado em consideração quando há uma CONDENAÇÃO e ainda por cima TRANSITADA EM JULGADO.

Artigo 5º:

Inciso LVII -  ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

Imagina então um policial respondendo um processo e sair dele inocentado ? deixou de ganhar a “bolsa humilhação" por causa de um critério e um regulamento inconstitucional. Ou seja,mais uma vez os governantes estão “rasgando” a Constituição e dando um “ tiro no pé não só dos policiais” , mas de toda nação brasileira que não merece uma segurança pública deficiente, não por culpa da categoria, mas sim pelo descaso do estado.


Este mesmo artigo será publicado no site jornalistas.

8 comentários:

  1. Pode deixar que vou republicar na sexta. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Excelente o texto. renderá muitas discussões sobre o assunto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Antes de publicar, é bom explicar o que significa o bolsa-humilhação pros leigos no artigo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Isis! Belo Artigo. Concordo contigo quando falas em bolsa humilhação. O certo é que os Policiais deveriam era ganhar bons salários, sem ter que mendigar bolsa isso ou aquilo, e a solução esta na aprovação das PEC 446/300. Nós Policiais precisamos é de salário e condições de trabalho, com dignidade, pois muitos como você fala além de ganhar uma miséria (alguns estados), ainda tem que adquirir material para sua segurança pessoal (coletes) por exemplo, comprando do próprio bolso, isso significa, diminuir ainda mais o pão dos filhos. Quanto a ser condenado sumariamente, por incrivel que pareça, ja estamos acostumados, pois nossos comandantes querem mesmo e promoção pessoal, independente de quem esta do outro lado. Não temos quem lute por nós e embora sermos milhares, somos desunidos, senão este tipo de coisa mudaria. Felizmente ha uma perspectiva de mudança, esta havendo uma maior conscientização de quão forte somos se unidos lutarmos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá anônimo.Eu já havia explicado nos dois ultimos artigos sobre a PM ( anteriores a esse), mas valeu pela ressalva.

    É como disse o Flávio o certo é corrigir o problema dos salários e não ficar dando bolsas e humilhando os policiais com critérios de concessão inconstitucionais, isto é humilhação e a corporação não merece isso.

    Obrigada pela dica, vou acrescentar no texto.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Flávio

    Eu quero estar sempre pertinho da PM e muitas colunas sociais vou publicar em defesa de vocês.Inclusive este artigo já está no site jornalistas.

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Os Governantes odeiam Policias. Assinado PM NA M.

    ResponderExcluir

Visualizações de páginas da semana passada