sábado, 11 de dezembro de 2010

Artigo de Opinião: A Banalização Do Ensino Superior E Suas Conseqüências.



Acho que eu já falei sobre a existência de igrejas evangélicas em qualquer esquina ou até mesmo em garagens.Do jeito que o Brasil anda, tudo é válido para lucrar uns centavos nas custas dos idiotas que se dispõe a buscar resolução de seus problemas por este caminho...Bom, mais cada um come do que gosta.

Dentro deste panorama, não me espanta saber que 73% dos ex- alunos de direito foram reprovados no exame de ordem da OAB.Dos 106.941 candidatos, foram eliminados na 1ª fase 56%. E o restante dos bacharéis em Direito que fizeram a segunda fase, apenas 12.634 candidatos conseguiram ( se salvar ) e atingir a média necessária na prova prático profissional, realizada no dia 14 de novembro.

Tudo isso porque tiveram que redigir um texto sobre um entre sete temas jurídicos propostos: direito administrativo, civil, constitucional, penal, empresarial, tributário ou do trabalho.Ou seja, os aspirantes a Advogados não sabiam ou não conseguiram redigir um texto eloqüente a essas alturas do campeonato.


Volto a dizer : "A estas alturas do campeonato" não saber redigir um texto sobre um tema que "supostamente" foi visto na faculdade? é o fim da picada!

Sem dúvidas, uma das conseqüências disso é a banalização das faculdades. Hoje, existe faculdade em qualquer esquina e elas saem “vomitando” profissionais no mercado com dificuldades acadêmicas de todas as naturezas e neste caso, dificuldades na elaboração dos textos.

Na maioria das vezes os professores até sabem das dificuldades dos alunos, mas levam assim mesmo, enrolam os semestres todo e empurram com a barriga. Às vezes nem a ementa cumprem, quem vai se indispor com professores que não cumpre as ementas para correr o risco de ser perseguido o semestre todo? Diplomacia virou sinônimo de subserviência ao sistema.

Tudo bem que no curso de direito não tem a matéria de língua portuguesa ( supõe-se que o aluno já vem do ensino médio com esta bagagem) Porém isso é uma cadeia: primário mal – ensino fundamental, médio e superior PÉSSIMOS.

Ensino a distancia então nem se fala, tem universidade que da até o "assista uma aula grátis", puta merda...O cara vai na aula, se não gosta da turma, do professor, do conteudo troca de curso, jogou-se no ralo a vocação, o desejo de aprender, o "tino", vende-se o diploma, não o conhecimento...

Tem gente fazendo pós sem ter graduação... sei não viu? às vezes acho que estou no circo e na platéia sendo forçada a assistir estas loucuras de um Brasil e uma sociedade omissa.

Ninguém "tá" nem aí pra ética,para a moral,para os bons costumes. Do que adianta aprovar o aluno e ele ser reprovado na vida e no ambiente profissional? 


Tem professores por ai só querendo garantir seu salário no fim do mês e tem "alunos" interessados em diploma..cada um com suas conveniências e vamos maquiando a realidade.A verdade é uma só: o ensino no Brasil é uma merda! O Governo "tá" pouco se lixando, ele quer é estatísticas de um grande número de pessoas na faculdade, qualidade não interessa, só números.


Mais idiota é quem se cala diante disso, quer dizer, esses alunos jogaram 5 anos de estudos fora.Se não são capazes de fazer um texto, jogou dinheiro fora.Mas com certeza, os professores destes alunos derrotados no exame de ordem, sabem e muito bem fazer um texto.

Vai fazer um discurso deste em um ambiente acadêmico...

É por isso que o Brasil não vai pra frente!

Parece mesmo que as Faculdades viraram fábricas de dinheiro, que venha o dinheiro e que se enterre o conhecimento...

Isis Nogueira – Colunista Social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada