quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Informação : PSICANÁLISE





Bom dia,
Como eu já disse várias vezes aqui.Este site também é de informação seja acadêmica,jornalística, cultural.Por isso hoje vou postar aqui o que aprendi na vida e na faculdade sobre Psicanálise.  
SIGMUND  FREUD Especializou-se em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Desta forma ele conseguiu curar muitas doenças mentais.Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência. Para a psicanálise, os sintomas psíquicos são formas substitutivas de satisfação e estão relacionados à sexualidade infantil reprimida.
 A partir de sua teoria este grande psicanalista resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método da associação livre, neste último ele fazia com que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viessem à cabeça.
ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
A personalidade é constituída por 03 grandes sistemas: id, ego e superego e o comportamento é quase sempre o produto de uma interação entre três sistemas.
ID:obedece ao princípio do prazer. Os conteúdos do Id são quase todos inconscientes. Consiste em tudo que é psicológico que é herdado e que se acha presente no nascimento incluindo os instintos.
O Ego: obedece ao princípio da realidade que suspende temporariamente o principio do prazer até encontrar um objeto apropriado para a satisfação da necessidade DE FORMA REALISTA.  Ego tem de controlar ou regular os impulsos do Id, de modo que a pessoa possa buscar soluções mais adequadas, ainda que menos imediatas e mais realistas.

O Superego: O Superego se desenvolve a partir do Ego. O Superego atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, é o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do Superego: consciência, auto-observação e formação de ideais.O Superego tem a capacidade de avaliar as atividades da pessoa, ou seja, da auto-observação, independentemente das pulsões do Id para tensão-redução e independentemente do Ego, que também está envolvido na satisfação das necessidades.

MECANISMOS DE DEFESA

Os principais Mecanismos de Defesa psicológicos descritos são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção, regressão e sublimação.

Repressão: afasta da consciência um evento, idéia ou percepção potencialmente provocadoras de ansiedade e impede, dessa forma, qualquer "manipulação" possível desse material. Entretanto, o material reprimido continua fazendo parte da psique, apesar de inconsciente, e que continua causando problemas.

Negação: é a tentativa de não aceitar na consciência algum fato que perturba o Ego. Os adultos têm a tendência de fantasiar que certos acontecimentos não são, de fato, do jeito que são, ou que na verdade nunca aconteceram.

Regressão:  é um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de expressão mais simples ou mais infantil. É um modo de aliviar a ansiedade escapando do pensamento realístico para comportamentos que, em anos anteriores, reduziram a ansiedade.  A regressão é um modo de defesa bastante primitivo e, embora reduza a tensão, freqüentemente deixa sem solução a fonte de ansiedade original.

Racionalização: é o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis Usa-se a Racionalização para justificar comportamentos quando, na realidade, as razões para esses atos não são recomendáveis. Racionalização é um modo de aceitar a pressão do Superego, de disfarçar verdadeiros motivos, de tornar o inaceitável mais aceitável.

Sublimação: A frustração de um relacionamento afetivo e sexual mal resolvido, por exemplo, é sublimado na paixão pela leitura ou pela arte.

Deslocamento: É o mecanismo psicológico de defesa onde a pessoa substitui a finalidade inicial de uma pulsão por outra diferente e socialmente mais aceita. Durante uma discussão, por exemplo, a pessoa tem um forte impulso em socar o outro, entretanto, acaba deslocando tal impulso para um copo, o qual atira ao chão.

Formação reativa: Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são diametralmente opostos ao desejo real. Trata-se de uma inversão clara e, em geral, inconsciente do verdadeiro desejo. Para essa supressão elas costumam construir barreiras mentais contrárias ao verdadeiro sentimento sexual, como por exemplo, a repugnância, a vergonha e a moralidade.

Projeção: O ato de atribuir à outra pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio. A pessoa com Projeção pode, então, lidar com sentimentos reais, mas sem admitir ou estar consciente do fato de que a idéia ou comportamento temido é dela mesma. Alguém afirma que "todos nós somos algo desonestos" está, na realidade, tentando projetar nos demais suas próprias características. Outras vezes dizemos que "inexplicavelmente Fulano não gosta de mim", quando na realidade sou eu quem não gosta do Fulano gratuitamente.

A TEORIA PSICOSSEXUAL DE SIGMUND FREUD

Freud pensou que o sexo era o instinto mais importante quando descobriu que os transtornos mentais dos seus pacientes circulavam ao redor de conflitos sexuais infantis reprimidos. E as crianças são realmente seres sexuais? Segundo Freud sim, cuja visão de sexo era muito ampla, englobando atividades como chupar o dedo e urinar.

Freud acredita que a medida que a pulsão sexual amadurecia, seu foco mudava de uma parte do corpo para outra, e cada mudança levava à uma nova fase do desenvolvimento psicossexual. Os pais deveriam acompanhar seus filhos em cada uma dessas fases. Permitir muita ou pouca gratificação das necessidades sexuais poderia levaria conseqüências negativas para a criança. Esta poderia se fixar naquela atividade e manter algum aspecto deste ao longo da vida ex:

Uma criança que seja punida por chupar dedo e fique em conflito por isso, pode expressar, quando adulta, essa fixação oral por atividades substitutivas como fumar ou prática de sexo oral.

Fase Psicossexual


Idade

Descrição



Oral



Nascimento-1ano

O instinto sexual concentra-se na boca, já que os bebês obtêm prazer como o sugar, mastigar e morder. As atividades de alimentação são de extrema importância, um bebê desmamado precocemente ou de modo abrupto pode mais tarde necessitar de contato intimo e se tornar super dependente do cônjuge.




Anal



De 1 a 3 anos

Urinar e defecar voluntariamente tornam-se os meios primários de gratificação para a pulsão sexual. O treinamento para o uso do banheiro produz conflitos entre a criança e os pais. O ambiente emocional criado pelos pais pode produzir efeitos duradouros. Crianças castigadas nesta fase podem se tornar inibidas, bagunceiras ou perdulárias.



Fálica


De 3 a 6 anos

O prazer vem da estimulação genital. A criança desenvolve um desejo incestuoso por um de seus pais do sexo oposto. A ansiedade conseqüente desse conflito permite que a criança internalize as características de papeis sexuais e padrões morais de um dos pais do mesmo sexo.




Latência



De 6 a 11 anos

Traumas na fase fálica causam conflitos sexuais reprimidos e as pulsões sexuais são redirecionadas a trabalhos escolares e jogos vigorosos. O ego e superego continuam a se desenvolver à medida que a criança adquire mais habilidade de resolução de problemas na escola e internaliza valores sociais.



Genital


De 12 anos em diante

A puberdade desperta novamente as pulsões sexuais. O adolescente deve agora aprender a expressar essas pulsões de maneira socialmente aceitáveis. Se o desenvolvimento ocorreu de forma saudável a pulsão madura se satisfaz por meio do casamento e criação dos filhos.

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