domingo, 12 de dezembro de 2010

Mais de 70% dos Brasileiros não confiam na Policia Militar.


Para mim não se trata de novidade... É nítido que a população não confia na PM fazendo protestos (como eu já publiquei aqui) e criticando a PM de um modo geral. Engraçado que ninguém dá a cara a bater para falar de melhorias para a categoria. Fazem as pesquisas, mas “esquecem” de perguntar a sociedade o que elas acham que o Estado deveria fazer para melhorar este quadro. Esse tipo de pergunta não se faz...

A pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) foi divulgada no dia 2 deste mês, realizada pelo IPEA (O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revela um dado preocupante: a população brasileira não confia na polícia. Na pesquisa foi constatado que Mais de 70% dos brasileiros dizem que não confiam ou confiam pouco na PM. Mais de 60% dos brasileiros dizem que a maneira como a polícia atende as ocorrências pelo telefone de maneira lenta. Sobre a eficiência no registro das denúncias, 51,8% a consideram ineficientes. Acerca da investigação, quase 70% dizem que ela é lenta e não atinge o resultado esperado. 66,5% avaliam as forças policiais como desrespeitosas e 55,8 julgam-na incompetente. Um dos dados mais preocupantes é a questão do preconceito da polícia. Quase 75% falam preconceito na polícia. 

Olhando esses dados, fiquei com algumas dúvidas. Policial Militar preconceituoso e o pior: lento para atender as ocorrências via telefone? Acho que realmente a sociedade não enxerga que são poucos policiais para uma crescente desordenada de pessoas. Ao invés de chamar a PM de lenta, porque não vai cobrar do Estado concurso público com um número de vagas que realmente dê para suprir as necessidades da sociedade?

75% dos entrevistados afirmar que a policia é preconceituosa? Preconceito de que? Não consigo entender... cor? Condição financeira? Localidade? ... estou até agora tentando entender que preconceito é esse ( me ajudem) ...Já fui abordada pela PM várias vezes e nunca presenciei preconceitos.

Se o número dos que pensam assim não fosse tão grande, eu arriscaria a dizer que algum cheirador de erva achou que a PM estava sendo preconceituosa ao abordá-los.Mas... fico com essa sugestão em meus pensamentos..Eu já disse em meu blog que a única profissão que se assemelha ao sacrifício que Jesus fez na cruz é a da PM.  Se Jesus deu a vida pela a humanidade e a Policia dá a vida pela sociedade... Uma sociedade “omissa” que só sabe criticar, mas que não chega junto para melhorar a vida do policial.


Se viessem a mim para fazer as perguntas da tal pesquisa eu diria o seguinte: além dos problemas, tem perguntas com possíveis soluções? Não? Então estou fora...Só querem venha a nós e a vosso reino... Nada!

E por fim quero dizer o seguinte, se a policia é incompetente vão para a porta do Governo do Estado cobrar melhorias para a categoria e parem de ficar criticando sem apontar soluções.O policial sai de casa sem saber se volta e além do descaso do estado, tem que engolir calados a falta de apoio de uma sociedade que não tem visão de mundo.


E se não confiam na Policia Militar, vão confiar em quem? Nos bandidos e no crime organizado?

Isis Nogueira – Colunista Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada